Em maio do ano passado, a UE lançou a European Battery Alliance com o objetivo de obter empresas para construir 10-20 fábricas de bateria.
Apenas uma empresa europeia planeja construir uma fábrica - NorthVolt of Sweden.
Enquanto isso, as empresas estrangeiras são competindo para montar fábricas européias de baterias.
GSR Capital of A China está produzindo células de bateria em uma antiga fábrica da Nissan no Reino Unido.
A LG Chem e a Samsung SDI da Coréia estão prestes a iniciar a produção nas fábricas européias.
Fabricante de EV BYD de China, SK Inovação da Coreia, GS Yuasa do Japão e Contemporary Amperex Technology (CATL) da China todos estão procurando por sites europeus para fábricas de baterias.
A União Européia diz que quer evitar a dependência tecnológica de estrangeiros, mas, com as empresas européias de baterias já adotando uma abordagem fatalista para fabricar baterias, procurando se conectar com empresas estrangeiras, parece que a iniciativa de baterias da UE demorou um ano ou dois.